-- --

Buscar información

Facebook y Twitter

viernes, 9 de mayo de 2014

TURISTA BRASILEÑA: TENGO FOTOS DE LOS LADRONES, QUE ESPERA LA POLICIA URUGUAYA PARA HACER ALGO ?


Una turista brasileña fue víctima de un robo en la Ciudad Vieja y gracias a que su teléfono está sincronizado con Dropbox sabe todo el tiempo dónde está. Le dedicó un Tumblr para que todos conozcan la cara de quien lo está usando.


El celular robado está en coordinación con el sistema de almacenamiento online Dropbox, por lo que la víctima del robo sabe quién tiene su teléfono, ya sea el mismo ladrón o la persona que lo compró luego del robo.

La turista ha denunciado a esta persona creando un Tumbar (una plataforma de microblogging que permite a sus usuarios publicar textos, imágenes, videos, enlaces, citas y audio a manera de tumblelog) llamada igual que el disco de Shakira: Dónde están los ladrones? en donde sube fotos y videos de las personas que tiene su smartphone.

Allí publicó: "El 20 de abril de 2014, yo estaba en frente del hostal donde me quedé en Ciudad Vieja en Montevideo, cuando fui asaltada por un ladrón. Me sacó la bolsa que llevaba a cuestas y me lastimó el cuello. Tomó una suma de dinero y mi teléfono. No recuper el dinero ni el teléfono, pero tenía acceso a material más valioso que eso. Gracias a Dropbox pude sincronizar siguientes imágenes".

No sólo ha subido fotos, sino que también tiene la dirección de quien posee su teléfono: Cerrito y Bartolomé Mitre y en un video se aprecia la casa de quienes usan su teléfono robado. Este video también fue subido a YouTube por la víctima.

Hay fotos de una pareja y la brasilera afirma que también recibió fotos de genitales de la mujer que tiene su celular.

La víctima se ha tomado le hecho con algo de humor y aprovecha de la situación para colocar textos irónicos a las fotos que está recibiendo. A una serie de fotos de la mujer que tiene su teléfono le agregó: "Soy una chica poco femenina, soy gatita, soy hermosa y puedo ser tuya… Los enemigos dirán que es photoshop".

En otra, la mujer está tomando un helado en la Plaza Matriz y le agregó: "A mi me gusta chupar helados y sacar fotos con teléfonos robados".

No dia 20 de abril de 2014, eu estava em frente ao hostel onde me hospedei na Ciudad Vieja em Montevideo, quando fui surpreendida por um assaltante. Ele puxou a bolsa que eu levava a tiracolo, cortando meu pescoço. Levou uma quantia em dinheiro e meu celular. Não recuperei nem o dinheiro, nem o celular, mas tenho tido acesso a um material mais valioso que isso. Obrigada ao Dropbox por seguir sincronizando as fotos.

 P.S.: este tumblr foi inspirado no http://lifeofastrangerwhostolemyphone.tumblr.com/

Boa tarde, pessoal.
Depois da matéria sobre o Mis Ladrones no El Pais, resolvi contar mais alguns detalhes sobre a tarde em que fui assaltada, pois estou acompanhando a repercussão da notícia e muitas pessoas questionam porque a polícia não faz/fez nada, porque eu não denuncio etc.


Assim que fui assaltada, pedi ajuda a um grupo de pessoas que estava em um bar ao lado do Hostel. Prontamente um grupo de homens perseguiu o jovem enquanto o grupo que permaneceu comigo foi muito atencioso e simpático.
Os homens que o perseguiram, viram ele adentrando à pensão (cuja localização exata está em um print screen publicado há alguns dias), mas não entraram no prédio por ser uma atitude ilegal e por medo de represálias.
Este mesmo grupo avisou a polícia que logo chegou. Duas viaturas, com 4 policiais fardados e um à paisana. Dois destes, falavam português. Os policiais tiveram autorização para invadir a pensão, o fizeram, mas não encontraram o moleque com as características que eu havia dado.
Todas as esquinas da Ciudad Vieja contam com câmeras de segurança e, através das imagens de uma delas, o rapaz foi rapidamente identificado.
Na delegacia, fui bem atendida por uma moça que registrou a ocorrência e, lá, tive a oportunidade de confraternizar com diversos brasileiros que haviam sofrido com roubos, assaltos, violação de veículos etc.
Enquanto ainda estava na delegacia, formalizando a denúncia, avistei pela janela os policiais chegando com o rapaz devidamente algemado.
Me convidaram para identificá-lo, o que preferi não fazer, com receio de cometer qualquer injustiça (no calor do momento, não memorizei a fisionomia do rapaz, apenas sabia informar que ele usava um moletom com capuz cinza). Mas os policiais me informaram que era apenas uma formalidade, pois as imagens das câmeras não deixavam dúvidas.
O que foi feito com o rapaz, eu não tenho ideia.
Só sei que os policiais não conseguiram recuperar meus pertences e eu regressei à minha rotina na manhã do dia seguinte.

Enquanto estava na delegacia, conversei com uma moça uruguaia, moradora do bairro, que estava ali para registrar uma situação de violência doméstica (apenas para mostrar que somente os turistas estavam sendo abordados pelos criminosos naquele dia) e esta moça demonstrou uma preocupação grande em mostrar que os uruguaios não são ladrões, em sua maioria.
Para os uruguaios que estão chegando a este Tumblr, saibam que a preocupação da moça não tem fundamento.
Eu sigo adorando o povo uruguaio e o país encantador no qual vocês vivem. Espero poder voltar tantas vezes quanto me for possível.
Mas na próxima: sem levar bolsa a tiracolo!

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nPPll5x8JjY

No hay comentarios: